segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Por que muitos odeiam o PT?

Essa pergunta já foi material para muitas análises, que desenvolveu as mais variadas teses, não li todas, passei os olhos sobre algumas e ao me deparar com traços de radicalismos, perco o interesse automaticamente.

Pois bem, vai minha contribuição. Conheci um motorista de taxi em São Paulo no início do ano, quando passamos o réveillon na terra da garoa e após uma caminhada até o Parque Ibirapuera, precisamos voltar para o hotel e por coincidência, foi ele que nos encaminhou até o aeroporto, na volta para casa. Srº Francisco, homem de fala rápida, voz meio rouca e no fundo, aquele sentimento de decepção.

Ele fez parte do início do partido, das bases, dos primórdios do PT, quando Lula ainda era um líder sindicalista, mas já estava sendo trabalhado para disputar a presidência, desde então, entendi o que o levou a sair do trabalho e não ir para uma escola para ter acesso a um curso superior. Ele e seu grupo, tinham um ideal, alicerçaram desde o primeiro tijolo, faço um adendo, não sou petista, não me simpatizo, dessa feita, se quem lê o texto, possa vir entender do contrário, não perca seu tempo e nem se aborreça, irei frustrar suas expectativas, o que procuro evitar em qualquer situação.

Voltando ao assunto, ao final do expediente, durante quatro noites por semana, Lula tinha aulas sobre os mais variados temas, acesso ao que elegeram de suma importância, um presidente saber tratar e discutir. Maria da Conceição Tavares tratava sobre Economia; Plínio Arruda, ministrava Sociologia; Paulo Freire e mais um nome que não me recordo, ou seja, o ideal de Lula tornar-se presidente, existia há muito tempo e ele foi sedimentado de forma que me causou surpresa. Após as aulas, Lula ia para o boteco com os companheiros e não raras vezes, acompanhado por Paulo Freire, conforme Srº Francisco me relatou.

Atualmente estamos passando por uma fase nebulosa no nosso país, pasmem, nas palavras do Srº Francisco, Paulo Freire, naquela época, já previa que o PT chegaria a ocupar o mais alto cargo do País e iríamos nos deparar com petistas sendo exatamente aquilo que sustentava seus discursos, contra a "direita" que estava no poder. No fundo, seriam as "recalcadas" que conseguiriam galgar o lugar de quem consideravam "inimigas", fazendo alusão ao funk da "pensadora contemporânea", Valeska Popozuda, no seu sucesso, "Beijinho no ombro".

Na minha análise, a revolta inicia aí, a falta de coerência entre o discurso e os atos! Talvez seja um dos motivos da "velha classe média", levar a pecha de que seria quem está contra o Governo PT, penso que talvez seja por ter discernimento suficiente para identificar tal antagonismo, sem entrar no mérito de qualquer área. Por mais que seja petista xiita, saiba que o Srº Francisco, petista até cinco de janeiro, data que o vi pela última vez, com toda a certeza e creio que não tenha mudado de lá para cá, reconhece a distância do idealismo trabalhado pelo partido, antes de alçar ao Poder e seus ações, enquanto poder.

Seria a única razão? Na minha análise não! Fernando Henrique Cardoso deu início aos concursos públicos no Brasil, o qual premia aos aprovados, a tão sonhada estabilidade. Aquele mecanismo que quem tem o poder de investigar ou podem denunciar, o próprio poder público, sem o medo de perder o emprego ou ser perseguido, prejudicado. Na prática não é bem o que ocorre, haja vista que há meios para que haja, ainda que de forma obscura, formas de manipular, afastar, transferir, atrasar investigações, que o diga o famoso caso do Prefeito Celso Daniel enfim, são muitos exemplos e cada um pode eleger o de seu agrado.

Assistimos uma verdadeira onda de corrupção assolar o país, os poderosos envolvidos até o pescoço com os assaltos aos cofres públicos. A Polícia Federal com aquela pirotecnia absurda, no intuito não apenas de mostrar serviço, mas "dar resposta" a população. Significa que não ocorria antes? Muito pelo contrário, nosso país, sou bairrista, amo e não pretendo deixá-lo, surgiu de forma corrupta, criminosa, chegaram pessoas de fora e tomaram o país de quem já morava aqui. Depois viramos a prostituta da Europa, exploraram nossas riquezas e fizeram de depósito do que tinham de pior lá, nos mandaram seus criminosos, aqueles que eram os responsáveis pelo que poderia tirar a paz da corte e seus membros.

Muitos esquemas que os petistas foram pegos, eram executados pela direita e era exatamente esse o objeto de desejo de alguns que na época eram oposição, conseguir fazer parte do "jogo", ser parte nos crimes de colarinho branco. Bons e maus homens, assim como as profissões, estão em toda parte, em todos os partidos, aliás, o problema não são as instituições, os cargos, os partidos, religião que professa, gênero, classe social, orientação sexual, cor da pele, isso tudo é desculpa, uma forma de mudar o foco da discussão dos crimes e de fato, trabalhar o cerne das questões, possíveis  mudanças, o problema é o ser humano e seus desvios de caráter!

Então o que difere os dois grupos? Esquerda e direita? Já que quando ocupam a mesma posição, os atos são os mesmos? A maneira como fazem! Isso mesmo.

Para que não haja revolta, as pessoas devem manter o mínimo de discrição, chamo de hipocrisia saudável e faço analogia simplória, não é de bom tom chegar para uma mãe e dizer: - Nossa! Seu filho é feio, tomara que seja inteligente, para tentar compensar. Oi? Nessa linha, se sou "roubada", não quero que o ladrão fique desfilando, ostentando, quase que "tirando onda" com a minha cara e eu amargando o prejuízo, impotente diante de tal escárnio.

Essa é uma sensação que tomou conta de uma grande parte dos brasileiros, raiva a esse sarcasmo, esse deboche e há quem justifique: "Não é só o PT, ocorria antes e vocês não falavam nada."
Oi? Como assim? Alguém em sã consciência fica feliz ao ser surrupiado? Não senhores, esse bordão jamais será justificativa para a revolta de ser explorado, diante da maior carga tributária do mundo, em contraponto a um grupo que não só apontou os erros da direita, mas hoje, esfregam cenas que eles condenavam, quando não eram os atores principais, ou seja, debocham.
O âmago da questão não é qual partido está no poder, se houvesse comprovação de crimes, que tivessem sido punidos, a questão não é quem ou qual partido, a questão é: É crime? Saquearam, desviaram dinheiro do erário?, Há como provar? Que sejam punidos e devolvam o dinheiro!

A contra-partida que seria uma melhora nas mais variadas áreas, tirando o bolsa família, a melhora de vida de muitas famílias, lembrando, programa implantado por FHC e expandido pelo PT, que o Lula combateu veementemente, não há nada concreto, além do patrimônio da cúpula petista, que mereça destaque.
https://www.youtube.com/watch?v=khrWYPd3hRQ# 

Entramos no que denomino "convulsão social". A insatisfação é grande e por boa parte da população, inclusive de muitos que ascenderam com o bolsa família e hoje não conseguem ter acesso as suas "novas prioridades e necessidades" ou quitar seus créditos. Aumenta a sensação de deboche, quando a Presidente ou seus Ministros se dirigem a população, afirmando que os problemas que estamos inseridos, os preços nas alturas, um carrinho pequeno de supermercado que antes com R$ 150,00 enchíamos, mesmo com os mesmos produtos, não há como fazê-lo, produzimos petróleo, mas a gasolina tem um valor absurdo, telefonia celular é um roubo, está na mão de qualquer pessoa, não importa a classe, não funciona bem, pelo que nos é cobrado, saúde, segurança, educação, geração de emprego, um caos em qualquer Estado do País.

O ponto é que o caixa do supermercado, também observa a alta nos preços, todas as classes vão a mercados, todos estão expostos ao que ocorre, não é uma "elite branca", negativo, essa é mais uma forma do PT desvirtuar o foco, coloca a população, que se unida, derruba qualquer Governo, para se digladiar sobre ideologias políticas e dessa forma, não nos enrolam, não chama a responsabilidade para si, não resolvem. Quem consegue, e não são poucos, a perceber esse "mecanismo", esse orquestramento de ações inócuas, dispensa até discutir qualquer tema, é fazer parte dessa convulsão que nada resolve, tudo fulaniza, querem provar quem está com a razão nas ideias e a revolta aumenta!

Outra situação explícita, direcionar um problema de gestão, para uma determinada classe, a culpa das mazelas da saúde pública, eram únicas e exclusivas dos médicos brasileiros, trouxeram os médicos cubanos, resolveu? Os hospitais do país tem leitos disponíveis para todos os doentes? Há medicação para todos? Estrutura? Se falta estrutura para os profissionais de saúde para trabalhar nas capitais, imagina nos interiores. É essa falta de respeito com a capacidade de raciocínio, que piora ainda mais os sentimentos ruins contra esse Governo que aí está.

Agora é a vez da Polícia ser massacrada pelo Governo Federal, tendo como parceira essa mídia alugada, vendida, promíscua e sem a menor responsabilidade social. Estão massacrando a classe, a PM do RJ e SP, são os principais alvos, pouco se falam nos policiais mortos, no contingente que não atende as necessidades, nas condições de trabalho por pessoas que dão suas vidas, para proteger a população e volto ao que já escrevi, bom e mau, teremos em qualquer profissão. Estaria eu tencionada a censurar a mídia? Em absoluto! Ela garante o Estado de Direito, mais uma vez, é como fazem as coisas e desdenho nosso entendimento.

A mídia não busca apenas informar, ela desenvolve seu trabalho em benefício de quem a patrocina, seja pública, privada, concessão, "distração", não importa. Mas é sabido que se há gordos contratos financiados pelo poder público, o trato com a notícia, ainda que negativa, é outro!
Mas aí, voltamos a causa, o princípio, o ponto é o ser humano, seu caráter e princípios, já que governos, classes, povo, são constituídos pelos seres humanos.

O que podemos fazer para mudar essa realidade? Talvez deixarmos os egos de lado, aprender que podemos ser, pensarmos diferentes, respeitar e que acima de tudo, vivemos muito em comum e que os interesses coletivos, assim como nas leis, em determinadas circunstanciais, se sobrepõem aos individuais. Será essa uma das saídas? Além dessa, quais outras?

Findo por aqui, desculpando-me pelo texto extenso, de verdade? Não gosto, me desanima a ler quando é dos outros, mas irei aproveitar que fui insuflada a falar sobre saúde no início do meu dia, via whatsapp, por alguém que gosto e resolvi escrever sobre vários temas e entendimentos, que construí ao observar o que ocorre no nosso País.

Excelente semana a todos!



Um comentário: