sábado, 28 de fevereiro de 2015

Sui Generis...


­­­­­­­­­
­­­­­­­­­Semana "suis gen­eris" no nosso país!
 
Há tempos a inversão de valores e deturpação de princípios, tornou-se habitué nos variados setores da nossa população. Eu poderia escrever um post sobre cada assunto, tamanha a discrepância e confusão que pode nos causar. Após narrar os fatos poderíamos levantar teses, oferecer respostas, tentar instigar o entendimento e quem sabe construirmos uma premissa, talvez nos perdessem ainda mais nas ideias, enfim.
 
Um juiz que se apossou de bens apreendidos e que iriam a leilão, do homem que já foi considerado o mais rico do Brasil e com desafio que ele se fez, sua fortuna iria ultrapassar a dos mais ricos do mundo. Eike Batista conseguiu fazer fortuna com passivos, sonhos e talvez seja a personalidade brasileira mais sedutora, que tenha frequentado as colunas sociais e mídia internacional. Fica a pergunta, será que se Eike não tivesse tamanha lábia, que logrou investidores para suas empresas e até para o Brasil, ao vender o país para investidores, teria o juiz, achado “normal” se preocupar com a conservação dos carros e do piano, que estava na casa do seu vizinho e com esse ato, anulando todo o processo?

A Petrobrás despencou, mais do que eu ou qualquer cidadão de bem, poderia imaginar. Talvez você esteja se perguntando: Como ocorreu? Além do que foi sugado pelos diretores corruptos, de onde foi retirados os autos valores para segurar a inflação durante período eleitoral, para comprar dólares e manter o câmbio?
Maquiagem não é exclusividade dos petistas, Alckmin em São Paulo também não adotou as medidas necessárias, em relação às questões hídricas, para não comprometer seu desempenho eleitoral.
Ocorre que não há sinceridade, se a adotassem como prática diária, inviabilizariam os "acordos" e em determinadas situações, levaria muitos da população, ao total desespero.

Dilma peca não apenas na sua falta de capacidade de gestão, há três perfis distintos: ordenadores, executores e raros que exercem ambas características, com maestria. A presidente é uma excelente executora, não é pró ativa, perfil que tenta se anteceder aos fatos, também não está conseguindo cumprir dentro de um lapso temporal razoável.
Vamos aos exemplos: Petrobrás, não demitiu toda a diretoria de imediato ou em médio prazo, seja porque não podia pelos acordos, seja porque aguardava a operação de algum milagre, não ocorreu! Assistimos a Petrobrás, Graça Foster, sangrarem diante do país, ela nada fez.

A semana que passou, testemunhamos através dos jornais, alguns membros do STF cobrarem a Presidente, a falta de nomeação de um ministro, que há oito meses deveria ter sido nomeado, ainda não foi feito. http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/02/ministros-chamam-demora-de-dilma-em-indicacao-ao-stf-de-abusiva.html

Há cinco anos o valor do frete no Brasil está congelado. Óbvio, com a inflação devorando, os caminhoneiros, não saíram do lugar que talvez seja o seu primeiro lar, as estradas. As mesmas que, em sua maioria, estão abandonadas pelo Governo Federal há alguns anos e as estaduais, nem de longe, estão em seus dias de glória. Estradas ruins, sinônimo de caminhões quebrados, gastos, prejuízo!

O Ministro dos transportes Antônio Carlos Rodrigues (PR), já foi alvo de 4 investigações, as quais envolvem problemas em doação de campanha eleitoral a suspeito de corrupção na Operação Castelo de Areia, processo anulado pelo STJ, alegam quebra de sigilo telefônico após denúncia anônima, significa que não continuaram a investigar os fatos (não discutiram o mérito). Apadrinhado de Mercadante e Alexandre Padilha, ao apoiar suas candidaturas para o governo. Homem conhecido pelo temperamento forte, em 2008, foi acusado de desferir um soco no ouvido do mestre-de-obras de sua casa. "Nem me lembrava disso, mas não teve processo", diz "Esse é meu estilão". http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/12/1569030-escolhido-para-transportes-e-alvo-de-acoes.shtml

O resultado do encontro foi uma lambança proposital, criada pelo governo, com objetivo de ganhar tempo e dispersar os manifestantes do movimento. Funcionou durante algumas horas, mas logo foi descoberto, ainda não se deram conta que atualmente, não há fronteiras para a informação.
Através das redes sociais, descobriram a "armação" do governo, o qual declarou que haviam entrado num acordo, que não ocorreu e que vários sindicatos e associações que participaram da reunião, não tem a legitimidade junto aos caminhoneiros. Mas o representante  além de um guerreiro, foi inteligente, não conseguiu impedir o Jornal Nacional de dar a notícia, mas conseguiu chegar às redes a tempo, veja: 

 

Mais uma vez, esperaram o circo pegar fogo. É um governo de bombeiros, apenas apagam incêndios, não há eficiência na gestão, não há planejamento. A presidente Dilma é teimosa, não aceita intervenções, desmente e "puxa as orelhas" dos ministros em público, longe de ser uma articuladora, uma estadista.
 http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2015/02/150227_levy_mantega_ms

 http://oglobo.globo.com/economia/dilma-diz-que-ministro-levy-foi-infeliz-ao-criticar-desoneracao-da-folha-de-pagamentos-15467785

http://g1.globo.com/politica/blog/cristiana-lobo/post/levy-reconhece-ter-escorregado-em-entrevista.html 

Dilma emagreceu muito nos últimos meses, sumiu após a posse, não foi a Davos. Nas últimas semanas o PMDB e seus integrantes, do primeiro escalão, veiculou inserções que parecia terem tornado-se oposição. Muitos apostaram apoio ao impeachment de Dilma, um golpe (confesso que estou entre essas pessoas) mas ao assistirmos o programa, não foi o que vimos, mas sim apoio ao governo:

O impeachment não é mais opção, desde que souberam que a presidente Dilma está muito doente, o câncer voltou e muito mais agressivo. Será uma questão de tempo para Michel Temer assumir a presidência. Mas essa questão não muda o perfil de Dilma, ela é uma boa executora.
Nos bastidores o PT, Lula e seus asseclas, jogam os dados, como entregar o governo a Temer, conseguir garantir poder e continuidade ao partido, sobre as declarações do Lula, merece um post exclusivo.
Enquanto isso, assistimos um governo que sucumbe, há inúmeras pessoas que foram acusadas, que foi provado o cometimento dos crimes e que nada acontece. Aliás, acontece, para fechar a semana, testemunhamos o ex-presidente Lula, interceder por um acusado, não por ter um bom coração, mas atendendo ao pedido da esposa, que caso não fosse atendida, jogaria a farinha no ventilador.

Vamos aguardar os próximos capítulos desse triste capítulo da história do Brasil, uma mistura de House Of Cards, com O bem amado, apenasmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário